segunda-feira, 10 de junho de 2013






Leão garante mais um talentoso Pinto


Miguel Pinto encontra-se próximo de seguir os passos do irmão Diogo e passar a competir no Sporting

Numa fase ainda precoce da sua formação, começa a perspectivar-se que a família Pinto poderá tornar-se uma das mais privilegiadas do futuro pelo facto de não lançar não um mas sim dois craques, começando por Diogo Pinto e terminando no seu irmão mais novo, Miguel Pinto.

Ao passo que a qualidade de Diogo tem levado à chegada de contactos que consistiram em algumas abordagens de um empresário que acabou por indicar nenhuma proposta concreto e apenas dado conta do interesse em levar o atleta a cumprir testes em Inglaterra, por sua vez Miguel terá próxima a chegada até junto do irmão.

Ao ter sido observado pelos grandes clubes nacionais, Miguel prova ser já mais do que o mero irmão de Diogo Pinto, tendo sido o melhor jogador nos torneios que tem disputado e por isso parece ter também próxima a mudança para passar a jogar no Sporting a partir da próxima época no seguimento de se ter revelado uma mais-valia capaz de gerar uma nova disputa entre Benfica e Sporting.

O jovem chegou mesmo já a representar o clube leonino na realização de torneios, tendo mesmo já conquistado o Mundialito em 2011. Os especialistas do futebol de formação nacional poderão ter encontrado um talento capaz de proporcionar vários pedidos de informação, relevantes tendo em conta a sua tenra idade, devendo então seguir-se como respostas as próximas imagens de Miguel Pinto ao serviço de um dos ‘grandes’ do futebol nacional.

Tenra idade do jogador não invalidou mais um despique entre ‘grandes’

Miguel Pinto deu início à sua carreira com uma idade muito reduzida, mais precisamente aos 4 anos, ao disputar torneios de pequena dimensão no clube ao qual ainda se encontra actualmente ligado, o União de Tomar, o mesmo clube no qual se revelou o sportinguista Diogo Pinto, podendo caracterizar-se como um futebolista de grande velocidade e bastante dotado em lances individuais, pelo que actua preferencialmente sobre as alas.

Todavia, Miguel poderá também desempenhar funções como médio centro, posição na qual se adequa face às suas características de rápido executor com uma potência de remate apreciável tendo em conta a sua idade.

O desenvolvimento do médio levou-o no Verão passado a ter a oportunidade de disputar a final da Copa Foot 21, disputada em Vila Real de Santo António ante o FC Porto com direito a transmissão televisiva, tendo nesse mesmo torneio sido escolhido como segundo melhor jogador mesmo perante a concorrência de craques ligados a clubes como Benfica e Belenenses e outros clubes com historial.

No que concerne a esta temporada, Miguel participou numa grande quantidade de encontros com mais de ainda mais golos marcados, o que contribuiu para o apuramento da sua equipa para a fase de Apuramento de Campeão do Distrital sub-12 da AF Santarém, prova na qual já compete de forma oficial há três épocas.

Sporting parece neste momento estar em vantagem para assegurar o seu concurso

Postas as suas qualidades, na próxima época tudo aponta para que venha a acertar um compromisso com o Sporting, emblema no qual Miguel é bem conhecido por já ter disputado vários torneios com essa camisola com a qual conquistou mesmo o Mundialito 2011, mais precisamente a primeira vitória do Sporting neste evento em particular, tendo mesmo o convite por parte dos verde-e-brancos para passar a competir definitivamente nos seus quadros surgido nessa mesma altura.

A decisão de manter Miguel Pinto em Tomar tem passado pelo seu pai e ao mesmo tempo treinador, Filipe Pinto, que constatou que de forma lógica, com o decorrer de vários torneios, também o Benfica se interessou pelo jovem e o convidou na mesma medida a realizar torneios com as suas cores, o que reflecte uma clara cobiça da sua parte, o que ainda assim não deverá ser suficiente em virtude de Diogo Pinto já se encontrar no Sporting.

A eventualidade de encontrar um irmão no clube poderá influenciar a sua decisão e causar o seu agrado, podendo assim os leões estar na dianteira por um jovem craque muito elogiado pelos especialistas, ainda que, sabe o Nova Academia de Talentos, não existe qualquer acordo oficial, mas sim conversações adiantadas as quais o Benfica ainda poderá vir a ultrapassar pela forma dedicada e interessada com que tem procurado chegar junto de Miguel, ainda que pareça neste momento numa posição de desvantagem.

Suscitará assim grande curiosidade o futuro próximo do jovem que é tratado por aqueles que lhe são mais próximos por Pulguinha por se encontrar em constante movimento e ser detentor de muita velocidade, atributos que o levarão a partir para Lisboa dentro de poucas semanas.
Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário