segunda-feira, 3 de junho de 2013



                                                                Rafael Batista Reis

BRAGA DEPOIS DO TESTE DE ALVALADE

Contratação de Jesualdo Ferreira terá sido o início da solução do Sporting


Actualmente a atravessar uma péssima situação financeira e essencialmente desportiva, o Sporting marcou as suas últimas semanas com a contratação de Jesualdo Ferreira para o cargo de ‘manager’ do clube, praticamente no pressuposto de ter no experiente técnico uma solução imediata para os seus problemas, o que acabou por suceder nesse cargo e mesmo como treinador principal.

Essa ideia parecia no mínimo falaciosa, uma opinião que acabou por ser reforçada pelo argumento de um dos especialistas do futebol nacional, Gil Nunes. O comentador destaca que “seria uma óptima contratação se o Sporting fosse, nesta altura, um clube estável. “

“No meio da tempestade não é uma bóia que salva a tripulação, mas sim uma operação de resgate. O Sporting tem problemas a nível de direcção e tal reflecte-se dentro de campo. Ter um director desportivo é uma coisa, ter um "treinador de treinador" é outra completamente absurda," opinou, e acertadamente, o jornalista na altura.

"Ser treinador é ter coragem, tomar decisões, aplicar uma forma de jogar,
” o que sucedeu na entidade sportinguista face à sobreposição de poderes que existiu e levou a que Jesualdo tivesse assumido o comando da equipa.

Sporting entrou num perigoso percurso de auto-destruição

“Não é ser o pombo-correio das ideias de ninguém. Isso, para mim, é válido para qualquer profissão, para qualquer sociedade. Seja como for, depois de ter vindo a público a história da contratação de uma empresa para vigiar a vida pessoal dos jogadores já nada me espanta. Imagine-se o que seria uma empresa fazer isso aos seus trabalhadores?”, questiona Gil Nunes, apontando uma das questões polémicas que tem envolvido o leão.

“Até considero que o faça discretamente, acho legítimo, agora profissionalizar as quatro paredes de cada um revela um tremendo alheamento da realidade, e mais uma acha para a fogueira da destruição do clube”, que infelizmente para os verde-e-brancos parece já ter tido início com sucessivas decisões de duvidosa utilidade para o seu equilíbrio.

Jesualdo ligou-se a projectos interessantes… o que não bastou para que tivesse tido sucesso absoluto

Numa perspectiva profissional, “sobre o Jesualdo Ferreira, trata-se de um técnico com muito prestígio e grande conhecimento do futebol, indicado para potenciar o valor de jovens jogadores. Veja-se o que aconteceu a Hulk, a Falcao, a Cissokho, ou a Fernando: ficaram a valer o dobro depois de terem sido treinados por Jesualdo Ferreira. É um perfeccionista, um homem que trabalha os pequenos aspectos do jogo que no final fazem a diferença. “

“Tem alguma lacuna a nível de resultados, é certo, mas é um treinador com raiz de formação, é um arquitecto do jogo. Villas-Boas teve uma época de sonho com uma equipa pensada de base por Jesualdo Ferreira. O mesmo digo em relação ao Málaga, por exemplo. Jesualdo é um treinador de semente indicado para uma estrutura estável," prosseguiu Gil Nunes numa previsão ainda hoje muito actual.

"No Sporting,  temo que se junte ao naufrágio,” dizia o especialista nortenho, pelo facto de encabeçar um novo projecto que parecia ‘morto à nascença’... mas que agora poderá vir a trazer resultados.
 
No que diz respeito à posição de Franky Vercauteren, esta surgiu “completamente fragilizada. Não faz nenhum sentido contratar-se um treinador e, a seguir, um treinador de treinador. Cada treinador tem as suas ideias, são respeitáveis, e são essas que são implementadas em campo doa a quem doer. Foi por isso que foi contratado. “

Neste panorama, Vercauteren foi mesmo um visível “elo mais fraco”

“Ter um "treinador de treinador" faz com que tudo, automaticamente, entre em conflito. Assim não há espírito de equipa que se possa criar.  Não compreendo qual a razão pela qual Vercauteren não tomou a decisão de se demitir,"
uma vez que poderá ter passado uma imagem de algum comodismo para com os clubes que numa perspectiva pós-Sporting se lhe poderiam seguir na sua carreira.

Assim, podia prever-se que esse lugar de 'manager' antecedeu a entrada de Jesualdo para treinador principal no fim da época, possibilidade que Gil Nunes considerava “que era inevitável a qualquer momento, em caso de mau resultado o elo mais fraco seria sempre Vercauteren. Seja como for, e no estado lamentável em que encontra o Sporting, penso que a longo-prazo Jesualdo também cairá. “

“Não há ninguém que resista a clube que todos os dias dá tiros no pé”, finalizava Gil Nunes antes de constatar que Jesualdo daria mesmo o máximo que se lhe seria exigível, uma opinião acertada que esclarecia de que forma as escolhas realizadas pela última Direcção colocaram em xeque o futuro a longo prazo do clube de Alvalade.
Contas feitas, pode agradecer-se a Jesualdo o que poderia ter sido uma catástrofe e acabou por ser uma época de aprendizagem para todos os envolvidos, pelo que se prevê que Braga será o local ideal para que possa dar continuidade a um trabalho que o Professor fez por merecer os maiores aplausos.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário