sexta-feira, 21 de junho de 2013







Dentro da região de Lisboa, Sacavém tem sido nos últimos anos um interessante caso de sucesso no que diz respeito à formação, tendo produzido o cada vez mais conhecido caso de João Palhinha, detentor de contrato profissional com o Sporting, mas também vários outros jogadores, um deles também uma antiga promessa dos leões, o guarda-redes Nuno Rafael, que acedeu a também prestar uma entrevista ao Nova Academia de Talentos, que explorou uma carreira ainda curta mas indiciadora de grande sucesso, actualmente ao serviço do Feirense.




Como foi para ti a época anterior no Sacavenense, na qual terminou em 3º?


Foi boa, ficámos em 3º, atrás dos ‘grandes’.


Acompanhei a época, acabaste como titular, certo?

Fomos tentando dividir pelos dois guarda-redes os jogos todos e eu penso que acabei por ser o guarda-redes mais utilizado.
Gosto quando isso acontece, devem jogar todos, afinal estamos a falar de formação. Mas eras mesmo jogador do Sacavenense, não tinhas já ligação nenhuma ao Sporting, pois não?

Não, já não. Mas essa foi uma época muito boa.



Como estás agora? Como foi esta época? Parece-me possível para o ano ver-te já a jogar na II Liga


Ainda sou de 1º ano, acredito que para o ano já comece a trabalhar com os seniores, este ano correu muito bem, a níveis individuais afirmei-me desde cedo e penso que fui o único a assinar para o ano logo em Janeiro. Sou um jogador ambicioso e que penso que para o ano já devo começar a treinar mais vezes com a equipa principal e quem sabe...

Isso é muito bom… formação ou profissional já?



É normal o Feirense não ter condições para fazer contratos de formação ou profissional, eu era para ficar cá só se me dessem contrato profissional, mas o meu agente e a direcção acabaram por chegar a acordo,
foi mais para me assegurarem para o ano que vem.


Isso é que interessa. Até porque o Feirense é um clube muito interessante para seguires carreira, é estável e joga uma prova profissional...



Sim, temos exemplo do Rafa, no ano passado estava nos Juniores e agora é titularíssimo nos seniores e vai às selecções jovens.


Já ouvi dizer que o Sporting de Braga anda ‘em cima’ dele, não sei se será verdade se não...


Sim, eu estou a morar com ele, mas ele não fala sobre isso.


E faz bem. O segredo é a alma do negócio… Já em Sacavém tinhas jogado com jogadores com muita qualidade, como o Tiago Neves, que foi precisamente para Braga, uma óptima notícia, e ele merece! Fez muito boa época, acompanhei vários jogos.


Muito bom, ele.


E agora as férias?



Nem um mês devo ficar em Lisboa, há que aproveitar.



Acho que fazes muito bem, a época já acabou e tens vindo a ter uma carreira interessante nos últimos anos e agora no Feirense…

Sim, existe uma confusão nos seniores, estão sem treinador, só agora apareceu um presidente e o novo presidente disse que ia fazer uma aposta forte na formação.



Acho que fez bem, tem resultado, como se vê pelo Rafa e outros jogadores que se calhar podem aparecer.

Há o Tiago Jogo o João Ricardo, também são da formação, e o Tiago Jogo andou a ser bem falado pela imprensa.



Acho bem, deve apostar-se neles, jovens portugueses ainda por cima…

Isso foi outro ponto em que ele tocou, e quase de certeza que o treinador dos seniores vai ser o nosso treinador dos Juniores, que foi durante muitos anos adjunto dos seniores e está no Feirense há 15 anos.

Era muito bom, certamente ele apostaria em vocês, até porque vos conhece como ninguém.



Vamos ver agora…



Sabes quantos jogos fizeste esta época?



Fiz 24 pela equipa de Juniores A e sofri 19 golos, e pela equipa B joguei 4 e sofri 3, sendo que fui à equipa B quando já tínhamos a 1ª Fase garantida, fiz 2 jogos, entre os mais complicados, e no final como já tinha acabado os jogos da A fiz ainda mais 2 pela B, é muito bom para 1° ano de Juniores, evolui bastante, fiz grandes jogos e tenho a certeza que já deixei uma marca para o futuro, consegui arranjar um bom agente, não podia ser melhor.



Em que clube começaste a jogar e com que idade? 


Comecei no Sacavenense com 8 anos.



Foi logo nessa época que foste para o Sporting?


No final da época num torneio ibérico destaquei-me e a meio do torneio veio um observador do Sporting falar com o meu pai e no final o Nené do Benfica também foi falar com ele, foi num jogo com o Belenenses e o meu pai escolheu o Sporting por ter a melhor formação, ele era portista.


Ou seja, tiveste Sporting e Benfica como interessados? Tiveste mais?


Acho que o Belenenses também, mas já não me lembro, nesse torneio ainda jogámos com o Sevilha.



Chegaste a conquistar títulos pelo Sporting?

Sim, de campeão distrital sub-13 em 2006/2007, campeão distrital sub-15 (ainda sub14) em 2007/2008, campeão distrial de sub-15 em 2008/2009 e ainda tenho 6 trofeus individuais.

Durante a passagem pelo Sporting, chegaste a ter muitos convites?


Que eu saiba não.



Na altura em que saíste do Sporting, tinhas mais interessados para alem do Sacavenense?



Não, acabou por ser uma escolha entre família e clube, ao inicio o Sporting quis colocar-me no Belenenses numa espécie de empréstimo mas a minha família e eu escolhemos o Sacavenense, que era um bom clube e ainda é, pois ficava mais perto de casa e o Sporting também tem parcerias com o clube...



Como caracterizas a tua passagem pelo Sacavenense?

Muito importante, eu estive nos meus últimos 2 anos, não foram os melhores, no ano em que saí parti o dedo, faleceu o meu pai, não era convocado e já treinava sem vontade e estive mesmo para deixar de jogar futebol mas a minha família convenceu-me a continuar e penso que foi o recomeçar de uma paixão,  fui jogando mais e evoluindo nos 2 anos no Sacavenense.



No 1º ano era contactado várias vezes pelo senhor Aurélio Pereira a perguntar se me sentia bem e corria tudo bem, no segundo ano já não foi bem assim, deixou de contactar-me e achei bom dar um salto para outro clube com outros voos e fui fazer captações ao Sp.Braga.



O que falhou para que nao ficasses lá?



Da minha parte penso que não falhou nada, eu fui às captações e disseram para vir na pré-epoca e treinar com o plantel, eu senti que o treinador de guarda-redes gostou de mim e sei que pediu á direcção para ficar mas ele próprio disse que ia ser dificil arranjar espaço para mim, já tinham 3 guarda-redes e não iam ficar com 4 e não queriam dispensar nenhum dos outros 3, e então surgiu a hipótese de ir para o Feirense através de um colega meu que estava lá a jogar.


E o Braga foi a tua única proposta quando deixaste o Sacavenense?



Não foi bem uma proposta, eu ofereci-me para ir treinar ao senhor João Cardoso e ele comunicou lá e aceitaram, mas de resto não tive nada.

E depois desta época? mais alguém te contactou para além do Feirense?



Não e neste momento estou bem no Feirense e quero continuar aqui, sinto-me bem, jogo, ganhei a confiança das pessoas, vou continuar.



Muito bem. Como foi o teu percurso nas Selecções jovens? Chegaste a representar alguma?


Não, ainda é um sonho, como acho que é o de qualquer jogador.


Utilizas algum tipo de alcunha no futebol? Ou é só Nuno Rafael? Nos tempos de Sporting eras Nuno Joaquim...

No Sporting tinha uma alcunha mais de brincadeira, chamavam-me de Chilavert, um guarda redes que marcava bolas paradas, cantos, livres, foi dada por um treinador por gostar de jogar muito com os pés mas costumavam tratar-me por Nuno Joaquim, mas hoje em dia tratam-me por Nuno Rafael.


Claro, Rafael é mais bonito…

É verdade (risos.)



Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.

Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário