terça-feira, 11 de junho de 2013







ERA DE SPORT LISBOA E BENFICIC?

Subitamente o Benfica transformou-se numa pequena colónia sérvia

Já no passado havia sucedido, mas esta época ameaça tornar-se ainda mais evidente, tratando-se da aposta declarada do Benfica em futebolistas provenientes da Sérvia, que para muitos pode parecer surpreendente mas que em termos desportivos poderá vir a ser muito acertada.

Muito disciplinados e dotados tecnicamente, os futebolistas balcânicos podem tornar-se uma mais-valia para uma equipa ganhadora e ambiciosa como é o caso dos encarnados, que desejam contar com jogadores compenetrados e sem tendência para tremer nos momentos das grandes decisões.


Basicamente os encarnados já escolheram o seu modelo a copiar, Nemanja Matic, que liderará uma falange sérvia da qual os adeptos esperam vitórias e conquistas colectivas com a sua preponderância, estilo de liderança e cultura de vitória que quase permitiria às águias conquistar todas as provas nas quais se encontravam inseridas.

Alguns destes jogadores começarão pelo Benfica B, situação que poderá suceder com Mitrovic

A Matic juntar-se-á o seu irmão Uros, também um médio centro embora com uma maior predisposição ofensiva mas ao mesmo tempo um futebolista sem experiências nas principais competições, pelo que deverá ter o Benfica B como destino inicial.

Essa situação poderá vir também a estender-se a Stefan Mitrovic, muito embora neste caso tudo dependa de vários factores como a permanência ou não de Ezequiel Garay, assim como a chegada de outros atletas para a posição de defesa central.


Não seria de estranhar a permanência de Mitrovic no grupo principal, dada a qualidade que demonstrou na Jupiler League belga, geograficamente próximo de mais dois sérvios que reforçarão a estrutura encarnada, mais precisamente a Holanda, onde evoluía Miralem Sulejmani, um extremo esquerdo de recorte técnico que chega à Luz depois de uma longa experiência ao serviço do Ajax.

Para além de Sulejmani chegará ainda desde a Holanda o criativo Filip Djuricic, um médio ofensivo que desempenhará as funções de número 10, terá de suportar o peso de suceder ao talentoso Pablo Aimar mas por outro lado chegará ao clube muito valorizado pelo interesse que gerava no mercado internacional.


Dos sete futebolistas sérvios ligados às águias, dois deles chegam a partir do Partizan

Na mesma situação encontra-se Lazar Markovic, um dos dois sérvios que chegarão ao clube directamente do seu país natal, tratando-se neste caso ‘apenas’ de uma das maiores promessas internacionais e de um potencial jogador em destaque na nossa Liga, como bem o atenta o interesse de gigantes como o Chelsea nos seus serviços que deverão beneficiar a frente de ataque do clube encarnado.


Para além de Lazar, e seguindo o exemplo da família Matic, também Filip Markovic deverá chegar à Luz, neste caso bem longe da fama já detida pelo seu irmão mais novo pelo facto de nesta altura se encontrar num clube de menor dimensão, emprestado pelo mesmo clube ao qual as águias garantiram Lazar, o Partizan, ainda que no país seja conhecido o seu talento como médio ofensivo que quase certamente será colocado à prova no Benfica B.


Contas feitas, sete sérvios fortalecerão os quadros da Luz, quatro deles internacionais A, Nemanja Matic, Lazar Markovic, Filip Djuricic e Miralem Sulejmani, juntando-se-lhe ainda Uros Matic, internacional nos escalões jovens. Para já, muita esperança e ansiedade.


Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário