sexta-feira, 7 de junho de 2013



ESPANHA SEM ATAQUE… E SEM TREINADOR

Palavras de Vicente del Bosque parecem afastar uma responsabilidade que também é sua

Desde o início deixei claro que não aprecio a forma de trabalhar de Paulo Bento na Selecção Nacional, quer ganhe quer perca (esperemos que tudo corra pelo melhor esta noite frente à Rússia), mas pelo que vejo, Espanha está a ser ainda pior orientada.

De forma muito directa: cabe na cabeça de alguém que Vicente Del Bosque, o 'melhor treinador do Mundo' (coloco entre aspas porque só mesmo para os senhores da FIFA o espanhol terá sido merecedor do título) critique os seus jogadores de forma tão aberta? Essa atitude não me parece mais do que recusar responsabilidades num problema que o próprio ajudou a criar.

Seleccionador espanhol deveria ter procurado outras opções para o seu ataque
 
Diz assim o experiente treinador que entre Fernando Torres, David Villa, Roberto Soldado e Alvaro Negredo não tem um 'avançado em condições'. Fácil explicar esta limitação de La Roja e imediatamente ligá-la ao trabalho do seu seleccionador - Ponto 1, se Del Bosque fosse realmente tão bom quanto a FIFA o afirma, certamente seria capaz de fazer com que Torres, um jogador de qualidade, pudesse render ao máximo.

Ponto 2, se o veterano técnico possui apenas estas opções, será mesmo porque quer. Posso sugerir-lhe mais duas opções: se ao invés de apenas seguir La Liga prestasse também atenção às partidas da Premier League, saberia que no surpreendente Swansea existe um espanhol que impressionou a crítica e merecia uma oportunidade, Michu, cujo rendimento no meu entender esteve inclusivamente acima daquele que foi conseguido por Villa, Soldado ou Negredo.

Para além de Michu, que pode chegar a um clube de maior nomeada em pouco tempo, Vicente del Bosque poderia ampliar o seu leque de escolhas até à ‘classe média’ de La Liga. Caso o fizesse, poderia encontrar no Bétis de Sevilha um atacante já veterano mas ainda assim uma alternativa muito interessante a Torres, que possui condições para ser titular e o nome que a equipa necessita para defender o seu estatuto de campeã mundial, e Michu.

La Liga produziu outros atletas também capazes de lutar pelo seu espaço em La Roja

Porque não dar uma oportunidade a Rúben Castro? Dificilmente seria titular face à falta de experiência neste tipo de condições, aliada aos 31 anos que já possui, mas seria uma excelente opção de banco pela eficácia a finalizar que de resto tem mostrado nas últimas edições de La Liga.

Caso não esteja interessado em optar pelo risco, é possível ainda perguntar: que se passa com Fernando Llorente, que desde o ano passado passou de utilizado no Euro 2012 a não convocado? Não parece ter perdido qualidades, visto que a Juventus assegurou a sua contratação…

Resumindo: se Espanha falhar a revalidação do título mundial, tal sucederá pelo facto de outras selecções estarem a tornar-se globalmente melhores (a Alemanha é um caso evidente), pelo facto de não possuir um verdadeiro goleador, mas também por possui um seleccionador limitado. O tempo de hegemonia espanhola tornava tudo demasiadamente fácil.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário