terça-feira, 20 de agosto de 2013




ADEUS JOHN? - Rafael Reis

Entre os extremos do Benfica, Ola John parece uma unidade perfeitamente dispensável

Numa visão mais pessoal, constato que olhando para o lote de extremos que o Benfica possui me incluo entre aqueles que considera uma superior mais-valia um jogador como Urreta do que com Ola John, daí que, caso viesse a sair um destes dois atletas preferível que saísse o segundo. Duvido seriamente que isso aconteça, até porque chegou mesmo ao exagero o dinheiro que as águias pedem pela sua transferência.

Analisemos então: 22 milhões de euros por 50% do passe, o que avaliaria o holandês em 44 milhões de euros? Um perfeito disparate, talvez nunca na sua carreira Ola John venha a valer tanto. Em jeito de desabafo: vale tanto esse dinheiro como Gareth Bale os mais de 100 milhões que o Real Madrid pretende pagar pela sua contratação...

Será até curioso verificar que existe uma
quase absoluta concordância quanto à menor importância do internacional pela Holanda em relação à concorrência entre os adeptos encarnados, e voltando a uma consideração ligada à sinceridade considero que caso a noticiada proposta no valor de 15 milhões de euros por parte do AC Milan tenha sido mesmo verdadeira, sem dúvida que a aceitaria sem pestanejar caso fosse dirigente.

Face ao preço exigido pelos encarnados, o holandês não terá interessados nos seus serviços

Sejamos francos: Ola John nunca valerá muito mais. Assim sendo, e não tendo acesso a uma informação completamente fidedigna em relação a essa situação, pelo menos para já, será possível pelo menos considerar que se essa proposta de 15 milhões existiu mesmo, seria de aceitar na mesma hora, sem lugar a qualquer dúvida.

Pelo que é sabido, a Direcção do Benfica não pensou o mesmo e recusou liminarmente, especulando-se que as águias apenas venderiam o extremo pelos acima mencionados 22 milhões, o que leva a considerar que desta forma não o venderão a qualquer clube, dado que Ola John necessita de ser bastante trabalhado por se constituir apenas um extremo que deriva desde a linha até ao meio para então rematar ou em alternativa procura a linha de fundo para assim cruzar.

Para além desses dois movimentos, o extremo não executa mais nenhum movimento com objectividade, pelo que a supracitada proposta seria mesmo de aceitar, ainda que tendo em conta a sua idade e potencial seria de preferir ainda mais o seu empréstimo ao AC Milan com uma opção de compra de cerca de 20 milhões de euros, numa situação semelhante ao negócio entre Melgarejo e o Liverpool.

Com a continuidade de Ola John, jogadores como Urreta nunca terão a sua oportunidade

Agora em termos pessoais considero que existe uma mais-valia novamente mal explorada que parece esperar a melhor altura, mais precisamente Urreta, que justifica ficar na equipa principal em definitivo por deter muito valor e ser capaz de o demonstrar a todo o momento, desde as pré-épocas que cumpriu até encontros oficiais para depois ser consecutivamente emprestado...

Se no seu lugar estivesse outro jogador, provavelmente
já teria saído, uma vez que jogador nenhum costuma aceitar uma situação dessas, dado que não se deve esquecer que Urreta segue já no seu quinto ano de contrato com o Benfica... e nunca foi aposta, tem mesmo a sua carreira completamente estagnada. Assim, a sua sorte é ser ainda um jogador relativamente jovem que por essa razão pode evoluir, e com qualidade, numa outra equipa.

Nesse aspecto, quem fica a perder é mesmo o Benfica, que assim continua a revelar um problema na gestão de Jorge Jesus, que quando não se responsabiliza por fazer as escolhas para a equipa, raramente esses jogadores têm a possibilidade de jogar. Urreta é claramente um deles, ver-se-á o que sucederá com Ola…


Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário