terça-feira, 6 de agosto de 2013





Caso Bruma com contornos de crime

CASO BRUMA COM CONTORNOS DE CRIME

‘Correio da Manhã’ noticia alegadas ameaças enviadas pelo Sporting à família de Bruma


Criou-se nas últimas horas um especial interesse em relação a uma notícia lançada pelo ‘Correio da Manhã’, que diz respeito a Bruma e suscitou um comunicado da parte do Sporting, emblema que segundo acusa um dos irmãos do jogador terá enviado um emissário em sua representação numa visita à Guiné-Bissau, sendo que o mesmo seria um dos presentes no grupo no qual se juntavam dois alegados associados da claque Juve Leo e que terão perseguido o jogador.

Recorde-se que o extremo e os seus conselheiros relataram essa situação na madrugada do dia 12 de Julho, dando início a uma ‘novela’ que conhece agora um episódio próprio de uma série policial, desenhando-se com o relato de que um indivíduo que se terá feito apresentar como um emissário ligado a Bruno de Carvalho e que ainda estará na Guiné-Bissau a "ameaçar e a pressionar" a família de Bruma, numa informação confirmada por um desses familiares.

No dia de ontem a mesma publicação chegou à fala com Ratcchac N’Bagna, um dos irmãos mais velhos de Bruma, sendo que outro, Mesca Bangna, é também futebolista e alinha no futebol inglês, e referiu que “veio a minha casa uma pessoa que disse chamar-se Alfredo Gomes, conhecido por ‘Neto’. Apresentou-se como sócio do Sporting e explicou que o objetivo era marcar uma reunião entre nós, familiares de Bruma, o empresário Catió Baldé e o meu irmão".

As revelações do irmão da jovem promessa luso-guineense ao Correio da Manhã tornam-se assim em mais um ponto de polémica em relação ao caso Bruma, no qual se pode ler também que não será esta a primeira vez que são conhecidas informações sobre acusações com novidades em relação a pretensos actos criminosos também dados a conhecer pelo ‘CM’ e que colocaram também o Sporting na atenção de todos.

Alegado episódio junta-se à queixa contra desconhecidos apresentada pelo advogado do jogador há algumas semanas

Neste caso, foi noticiado no dia 13 de Julho que depois da alegada ‘perseguição’ ao jogador, também o seu advogado, Bebiano Gomes, terá recebido ameaças de morte a partir do momento em que o Bruma optou por deixar o Sporting, tendo o ‘Correio da Manhã’ apurado a existência de ameaças direccionadas ao advogado que ao mesmo tempo se trata de um ex-futebolista que era conhecido como ‘Bio’ nas várias épocas nas quais actuou no futebol nacional.

O antigo jogador de 48 anos que representou vários clubes portugueses como Benfica, Farense, Beira-Mar, Tirsense e Penafiel, terá sido ameaçado através de mensagens via telemóvel enviadas por elementos que alegadamente pertencerão à claque Juve Leo, respondendo o advogado com declarações nas quais revelou que avançaria com uma queixa-crime junto da PSP, contra desconhecidos.

“Já sei qual o nome por que é conhecido e vou denunciá-lo à PSP", acrescentou depois o agente de Bruma, Catió Baldé, que foi também um dos apoiantes da decisão tornada pública pelo atacante de apenas 18 anos que reagiu com uma tamanha decepção que o levou mesmo a optar por permanecer num local desconhecido até que venha a ser conhecida uma decisão a partir da Comissão Arbitral Paritária que resolverá um dos mais invulgares ‘imbróglios’ do futebol português.

Estará em causa à situação contratual, ou a inexistência da mesma, entre Bruma e o Sporting, que em resposta às últimas informações lançou um comunicado no seu endereço oficial, redigido pelo seu próprio presidente, Bruno de Carvalho, e que reproduzimos na íntegra:

“O Sporting Clube de Portugal vem lamentar a notícia publicada hoje no “Correio da Manhã” com o título: «Leões ameaçam família de Bruma na Guiné». Lamentamos ter que mais uma vez fazer um esclarecimento público sobre este tema, pois este assunto deveria ser tratado fora dos holofotes do mediatismo e com a ponderação e sigilo que merecem.
Esta notícia é totalmente falsa e lesiva do bom nome da nossa Instituição e de quem a serve. Muitas das afirmações constituem difamação e serão alvo de denúncia nas instituições competentes.
Alguns pontos que importam esclarecer:
1- A notícia refere que “emissário leonino está na Guiné”. Quem tem conduzido este processo negocial sou eu, enquanto Presidente da Sporting SAD e não tenho qualquer emissário em lado nenhum para tratar deste assunto.
2- Volta o “Correio da Manhã” a fazer referência a uma alegada tentativa de sequestro/perseguição ao jogador, fazendo agora, a ligação de que este suposto emissário, “enviado pelo Sporting”, faria parte do mesmo grupo.
O Sporting Clube de Portugal e a Sporting SAD são geridos por pessoas de bem, cuja missão é defender os interesses das instituições que servem e não utilizar práticas criminosas para obter qualquer resultado. Esta tentativa objectiva de denegrir o Sporting e a sua Direcção não vão deixar de ser devidamente defendidas no local próprio.
3- Lamentamos que o advogado de Bruma, a ser verdade a notícia, tenha comentado estas alegações com a resposta que tal é algo que não o “surpreende”.
Tomei posse há quatro meses e desde o primeiro dia, uma das minhas prioridades, foi a de renovar com Bruma tentando resolver um assunto que considerei da máxima gravidade e prioridade, perante a inércia incompreensível dos responsáveis anteriores. Todo o processo já foi por nós relatado em outros comunicados.
Estamos conscientes da situação, confiantes que a razão nos seja atribuída pela CAP e recusamo-nos a fazer parte de um circo que apenas tem permitido a venda de jornais e uns minutos de fama para aqueles que vão surgindo do nada, no meio deste processo. Lamentamos tudo o que se está a passar em termos públicos que tem afectado e prejudicado muito, o Sporting e o jogador Bruma.


Continuamos serenamente à espera da reunião por nós solicitada desde o regresso do jogador do Mundial “Sub20” e esperançados que o bom senso comece a imperar levando, este assunto, a uma mesa de reuniões em que as partes envolvidas não continuem a fazer deste tema uma novela nos jornais.
Bruno de Carvalho
Presidente do Sporting Clube de Portugal e da Sporting SAD
Lisboa, 2 de Agosto de 2013”

Sem comentários:

Enviar um comentário