sábado, 24 de agosto de 2013






ATACAR DESDE O CANTAR DO GALO


Reabilitação do Benfica apenas se pode conseguir com uma equipa de cariz atacante



Pela sua grandeza, o Benfica e todos aqueles que o representam sabem que três derrotas consecutivas, como se verificaram frente a São Paulo, Napoli e Marítimo, são algo de raro no clube. Assim sendo, quatro seria algo de praticamente inédito, pelo que os adeptos benfiquistas apenas equacionam uma vitória frente ao Gil Vicente, uma situação que obrigará a equipa encarnada a apresentar uma postura ofensiva desde os primeiros minutos de jogo.



Essa necessidade deve ser aliada ao facto de as águias terem apresentado uma postura amorfa perante o Marítimo, o que parece aconselhar uma pequena revolução na equipa titular, podendo começar precisamente na baliza, um sector no qual Artur Moraes parece estar a acusar a pressão ou, quem sabe, a responsabilidade de eventualmente em pouco tempo poder vir a contar com mais um concorrente pelo seu lugar.



Defensiva poderia receber mexidas, entre as quais um ‘descanso’ para Garay



Assim, as redes encarnadas poderiam estar à disposição de Paulo Lopes, que poderia ser escudado por um quarteto formado por André Almeida, neste momento um lateral direito fisicamente mais capaz do que Maxi Pereira, assim como uma dupla diferente ao nível do eixo defensivo, na qual a presença do capitão Luisão parece obrigatória, mas desta feita para ser coadjuvado por Jardel, que poderia beneficiar de um momento de forma menos feliz de Ezequiel Garay.



Luisão poderia mesmo ser o único habitual a manter-se na equipa, uma vez que o lado esquerdo parece nesta altura apontar Lorenzo Melgarejo como jogador mais habilitado comparativamente com Bruno Cortez, principalmente no domínio defensivo, que a nível de meio-campo continua a estar exclusivamente nas mãos (nos pés, acima de tudo) de Nemanja Matic, que face à obrigação de um triunfo incontestável por parte das águias poderia ser chamado a jogar em solitário nessa posição.



Apesar de Markovic estar já recuperado, Sulejmani e Ola John estarão fisicamente melhor



A necessidade de garantir golos poderá mesmo levar ao sacrifício de Enzo Perez, que passaria a ver o seu lugar ocupado por um mais criativo Nico Gaitán, o que potenciaria uma mudança táctica dos encarnados para um 4x1x3x2 no qual este jogador assumiria as funções de 10, passando a evoluir nas alas jogadores na plenitude das suas capacidades físicas como Miralem Sulejmani pela direita e Ola John pela esquerda apesar da concorrência de Salvio e Markovic.



Para a frente de ataque, e pese a criatividade de Djuricic, um oponente provavelmente defensivo como o Gil requer medidas mais ‘drásticas’. Assim, aconselha-se uma dupla mais assente sobre a grande área, composta pelos dois Rodrigos, Lima e Moreno. Desta forma pode garantir-se não só o triunfo, mas também a vitória concludente… 



Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário