sexta-feira, 30 de agosto de 2013









ATENÇÃO À GERAÇÃO SUB-20


Actual geração sub-20 portuguesa poderá ser uma das mais proveitosas de sempre

Felizmente para a Selecção Nacional, que nos últimos anos não tem produzido grandes valores e tem denotado isso mesmo na ausência de alternativas de qualidade ao seu núcleo duro na sua equipa A, que recentemente surgiram várias gerações de qualidade que prometem fornecer vários elementos valiosos para o grupo nos próximos anos, devendo salientar-se acima de todas elas a recente equipa de 94, que possui opções para todas as posições.

Bastará seguir as prestações desta equipa nacional no último Europeu sub-19 para que se possa ter uma ideia mais precisa quanto ao potencial deste leque de atletas, podendo individualizar-se vários dos elementos da equipa que em pouco tempo poderão estar na Selecção Nacional A caso a sua evolução continue a ser de acordo com o esperado nos clubes nos quais têm vindo a ultimar a sua formação. Eis os casos mais evidentes:


BERNARDO SILVA – Exemplo óbvio, uma vez que foi de forma justa considerado o grande representante desta geração e integrante mesmo de uma lista publicada pela UEFA e na qual constam as dez maiores promessas do futebol europeu que disputaram o Europeu sub-19.  Parece no bom caminho, integrado no Benfica B e a dividir para já o posto de organizador de jogo dessa equipa com o mais velho Rúben Pinto para já com bons resultados.


ALEXANDRE GUEDES – Inicialmente a sua chamada até criou alguma sensação, uma vez que não possui um grande historial nas selecções jovens nacionais, o que não o inibiu de mostrar as suas qualidades como ponta-de-lança muito raras no futebol português, próprias de um homem de área, forte fisicamente e com um exemplar jogo de cabeça que lhe permitiu ascender ao topo entre os melhores marcadores do Europeu.

RICARDO HORTA – Constituiu provavelmente a grande surpresa da convocatória ao ter sido um dos poucos jogadores que não representavam Benfica, Sporting ou FC Porto, o que até terá aumentado as atenções sobre as suas prestações, todas como suplente utilizado mas igualmente todas com grande critério e qualidade que lhe permitiram a obtenção de um bom golo frente à Holanda. Para seguir nesta edição da Liga ZON Sagres.


JOÃO CANCELO – Ao contrário do Mundial sub-20, no qual dividiu o lugar com Tomás Dabó e Edgar Ié, foi dono e senhor do lugar de lateral direito no Europeu sub-19, como de resto se esperava. Conhecido pela preponderância ofensiva, impressionou pela consistência defensiva e voltou a provar que o seu desenvolvimento poderá mesmo levá-lo em poucos anos a ser o lateral direito da Selecção Nacional na próxima década.

LUÍS RAFAEL ‘RAFA’ – Da mesma forma que Cancelo teve seguro o lugar na direita, Rafa foi dono e senhor na esquerda, apresentando-se como um futebolista em vários aspectos muito parecidos, execptuando dois pormenores (pormaiores?) que fazem toda a diferença: trata-se de um canhoto, algo de raro e em qualidade no futebol nacional, e ainda possui idade júnior em virtude de ter disputado o Europeu como sub-18. A Selecção Nacional também o espera…

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário