quinta-feira, 15 de agosto de 2013




GOLOS DE GUEDES COLOCAM-NO NO TOPO

Alexandre Guedes terminou o Europeu sub-19 na liderança partilhada da tabela dos goleadores


Para além de outros jovens portugueses que se mostraram no Europeu sub-19, também Alexandre Guedes se mostrou em grande nível ao ter terminado entre os goleadores da prova europeia júnior, pelo que teve um merecido destaque por parte da UEFA, nomeadamente por ter sido o único jogador a ter marcado tantos golos na fase de grupos quanto na fase final, tendo ainda igualado uma façanha anteriormente conseguida por Paulo Sérgio.

Esse feito data já de 2003. Dez anos depois, Alexandre Guedes foi capaz de se juntar a um trio que acaba por partilhar a distinção de melhor marcador entre os melhores Sub-19 europeus, o que constitui um orgulho para Guedes, que aproveitou da melhor forma o bom trabalho desenvolvido pelos seus companheiros, principalmente a partir das alas para assim celebrar em vários momentos junto daqueles que também contribuíram para uma excelente prova da sua parte.

Entre os golos que marcou, Guedes facturou frente à vencedora da prova, a Sérvia

Depois de marcar os seus três golos por Portugal, o ponta-de-lança ficou somente a apenas um golo de ultrapassar os oponentes Gratas Sirgedas e Anass Achahbar, que por força das suas selecções terem sido eliminadas apontaram todos os seus tentos ainda na fase de grupos, momento da prova no qual Guedes marcou por duas ocasiões para posteriormente ainda facturar no jogo que marcou o afastamento de Portugal ante à Sérvia.

Dos três goleadores, o português foi mesmo o único a chegar às meias-finais, tendo no final de contas terminado a competição à frente de oito jogadores que também abrilhantaram o torneio com dois golos marcados, vários deles com influência directa para o desenrolar da competição pelo facto de provirem de remates certeiros em momentos absolutamente decisivos.

Por não ter disputado as rondas anteriores, o avançado perdeu a oportunidade de disputar a liderança total

O atacante do Sporting acaba por ser ultrapassado apenas no total por Achahbar, da Holanda, que ao acrescer a Ronda de Elite e toda a fase da competição chegou aos nove golos enquanto o português não disputou essas fases, em situação oposta à de Bruma, que não representou Portugal na fase de grupos e assim perdeu a oportunidade de aumentar o seu pecúlio de sete golos e conseguir ainda melhor do que o holandês.

Quanto a Guedes, este comprovou as suas qualidades enquanto avançado, colocando-se firmemente entre os goleadores de uma grande prova internacional, tal como Paulo Sérgio havia feito em 2003. Restará observar o que conseguirá alcançar no futuro.
Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário