domingo, 4 de agosto de 2013




RAIO-X: FILIP DJURICIC.
Pelas suas características, FILIP DJURICIC será o principal reforço da época do Benfica.

Como mencionei há algumas semanas no artigo que colocava por ordem de influência todos os reforços do Benfica para a nova época, ainda que sem contar com Bruno Cortez e Luis Fariña, que na altura ainda não tinham sido anunciados pelos encarnados, volto agora a considerar que Filip Djuricic será entre todos, juntamente com o compatriota LAZAR MARKOVIC, o principal reforço para o Benfica 2013/2014.

As razões para esta escolha são para mim muito simples, passando pela forma como o seu futebol poderá assentar na estratégia benfiquista que principalmente na época passada em muitos momentos acusou a falta de um verdadeiro ‘playmaker’ – ao mesmo tempo, Djuricic, muito pretendido no futebol internacional e muito valorizado pelas boas temporadas que vinha realizando ao serviço do Heerenveen, poderá mesmo ser esse jogador.

Atentem-se as duas assistências rubricadas no encontro recentemente disputado ante o Elche. Na fase final da temporada passada pareceu faltar um elemento que se responsabilizasse pela ligação do meio-campo ao ataque encarnado, uma missão que se dividia por Enzo Perez mais atrás e por Lima mais à frente. Nenhum destes jogadores se encontra talhado para a função, ao contrário de Djuricic, que oferecerá as características a saber:

VISÃO DE JOGO – É esta uma das principais qualidades do criativo internacional pela Sérvia, que parece em muitos momentos ‘pensar mais à frente’ do que os seus colegas de equipa e assim dá início a jogadas de ataque de grande perigo que se iniciam pelo seu carácter estratega que leva a que solicite na maior parte das ocasiões o companheiro certo e acima de tudo aquele que se encontra melhor posicionado e habilitado para surgir em zonas de golo.

COLOCAÇÃO DE PASSE – Surge completamente interligado com a acima mencionada visão de jogo. Para além de pensar bem o jogo, Djuricic executa ainda melhor, destacando-se pelos passes em desmarcação quando pisa os terrenos que lhe são mais familiares, no meio-campo ofensivo, ou em alternativa e com semelhante sucesso quando em alguns momentos deriva para as alas, especialmente a esquerda, com cruzamentos ‘venenosos’.  Um manancial para o Benfica explorar.

POSICIONAMENTO – Funciona na perfeição no seu jogo, até porque não é conhecido por ser um jogador de grandes correrias e por ter passada larga, preferindo colocar-se constantemente no lugar mais indicado para receber a bola, o que lhe colhe muitos elogios da parte de Jorge Jesus, que o compara especialmente nessa vertente a Javier Saviola, e da crítica que o considera mais parecido com Pablo Aimar. Podemos dizer que ‘herdou’ o estilo pausado desses dois argentinos.

CULTURA TÁCTICA – Será acima de tudo por esse aspecto que a sua contratação é tão celebrada pelos responsáveis encarnados, que se encontram cientes de que um dos aspectos que levou ao apagamento final da equipa e ao insucesso que se conheceu se deveu ao facto de não ter havido um ‘pensador’ em campo, ao estilo de Pablo Aimar, que não foi essa ajuda em virtude de se encontrar no ocaso da sua carreira. Com o balcânico tudo pode ser diferente…

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário