quinta-feira, 30 de maio de 2013







BENTO DE VISTAS CURTAS

Poder de observação e prospecção de Paulo Bento começa a ser confrangedor

Dentro de pouco mais de uma semana jogar-se-á o futuro próximo da Selecção Nacional, que caso não bata a líder Rússia num confronto que se realizará num palco no qual já foi por diversas vezes muito feliz, o Estádio da Luz, poderá mesmo começar a preparar o adeus a um objectivo que sempre esteve ao seu alcance e que se colocava como uma obrigação para uma equipa que possui condições futebolísticas e especialmente futebolistas para pelo menos chegar a uma fase mais adiantada.


Joga-se assim na Luz a presença no Mundial 2014, no qual os russos deverão mesmo estar presentes, ao passo que a equipa nacional ainda terá de mostrar muita da sua qualidade e os seus melhores argumentos para conseguir lá chegar, sendo que até ao momento fez manifestamente pouco.

Pior ainda será observar a lista de convocados divulgada por Paulo Bento e verificar que a mesma não insira confiança face à ausência de vários futebolistas merecedores de uma oportunidade em prol da chamada de futebolistas fora de forma e pouco utilizados nos respectivos clubes, o que deixa subentendida uma falta de aposta na prospecção que deverá ser vista como confrangedora tendo em conta as necessidades de uma selecção como Portugal.

Todos os sectores demonstram uma preocupante letargia no que diz respeito às opções, começando-se pela baliza, na qual as chamadas de Rui Patrício e Beto não merecem qualquer discussão, o mesmo não sucedendo em relação a Eduardo, que chega de uma época de insucesso no Istambul BB e poderia ver o seu posto ocupado por um jovem emergente. 


Lista apresenta vários jogadores que não possuem qualidade para representar Portugal

Porque não chamar Anthony Lopes, que ganhou espaço na baliza do poderoso Olympique de Lyon? E ainda há Ricardo, que há muito vem demonstrando qualidade na Académica e merece muito mais neste momento a chamada à equipa nacional do que Eduardo.


Passando para a defesa, aí encontra-se a maior preocupação, grande parte provocada… pelo próprio Paulo Bento, que insiste em convocar João Pereira, distante dos seus melhores momentos, e Sílvio, sem que este justifique a chamada, quando tinha ‘à mão de semear’ o benfiquista André Almeida, um todo-o-terreno que apresentou um excelente rendimento como lateral direito e lateral esquerdo mesmo sendo um médio de raiz.


Para o centro da defesa, é certo, não haverá Pepe e não abundam as opções de qualidade. No entanto, e se me parece arriscado lançar Luís Neto como titular, inexplicável será a convocatória de jogadores como Sereno, que nem sequer se trata de um indiscutível no Valladolid. Porque não apostar nos valores do futebol nacional, como Steven Vitória, que completou uma excelente época no Estoril?

A lateral esquerda parece refém do seu titular, Fábio Coentrão. Não havendo o esquerdino do Real Madrid, a questão torna-se problemática, uma vez mais por vontade do seu próprio treinador, que à disposição poderia ter Antunes, que impressionou na segunda parte da época ao serviço do Málaga na Liga dos Campeões.

Vários outros não cumpriram uma época com a regularidade necessária para render

Observando o meio-campo verifica-se que os nomes são ‘mais do mesmo’. Miguel Veloso parece na verdade melhor colocado para assumir as funções de ‘trinco’ mas podia contar com outro tipo de concorrência como o pacense André Leão, que realizou uma época bem superior comparativamente com Custódio, e João Moutinho não parece merecer discussão, ao passo Raúl Meireles parece já beneficiar da falta de opções para a titularidade, uma situação que pode vir a alterar-se em breve.

Por tudo aquilo que conseguiu, sendo premiado com o regresso ao FC Porto, Josué Pesqueira não mereceria também um lugar nesta equipa, tal como André Martins, formando-se um leque de opções com Ruben Amorim, que apresenta muita utilidade pela sua polivalência? Como explicar a presença de Rúben Micael nesta equipa depois de uma época tão irregular?

Nas alas ofensivas existe o problema do excesso de oferta, com Cristiano Ronaldo, Nani, Silvestre Varela e Vieirinha a fazerem parte dos eleitos, ficando de fora jogadores como Pizzi e até Licá, que mereceria uma chamada por poder também cumprir funções de segundo avançado e assim ocupar o lugar de Nelson Oliveira, que foi incapaz de conquistar a titularidade, juntando-se a Hélder Postiga e, ao invés de Hugo Almeida, que vive uma fase descendente da carreira, porque não Amido Baldé?

Teríamos desta forma uma Selecção Nacional mais jovem e inclusivamente mais capaz. Infelizmente, Paulo Bento não parece conseguir percebê-lo. Ou não querer percebê-lo. De qualquer forma, essa insistência poderá levar-nos ao Mundial 2014… mas para a bancada.


Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R. 
Nova Academia de Talentos


Sem comentários:

Enviar um comentário