quarta-feira, 1 de maio de 2013




 
IMPERADOR MARCOS AURÉLIO FAZ LEÃO RENDER-SE


Depois da entrevista inaugural com o bracarense Reko, o Nova Academia de Talentos continua a ‘esmiuçar’ os Campeonatos Nacionais jovens, apresentando agora ao público a mais recente novidade no onze titular dos Juvenis A do Sporting, mais precisamente o médio Marcos Aurélio Barros, ainda pouco ou mesmo nada reconhecido pelos adeptos leoninos e ainda erradamente referido nas fichas de jogo publicadas por vários órgãos de Comunicação Social como ‘Marco Barros’.

Este jogador trata-se de uma boa surpresa que justifica observar um encontro dos sub-17 verde-e-brancos com maior atenção, uma vez que demonstra um futebol altamente dinâmico ainda mais tendo em consideração que até há poucos meses actuava num modesto clube a actuar na Divisão de Honra da AF Lisboa, o que não parece ser um impeditivo à integração de um atleta com nome de imperador romano e que tal como um desses chefes de estado poderá fazer impor a sua lei.



Estás no clube há pouco tempo. Em que clube estavas antes?
 
Jogava no G.I.M.D.A Abóboda.

Qual entendes ter sido o teu melhor jogo pelo Abóboda? Sei que fizeste um grande jogo no Cacém e foste a figura dessa partida.

Então não? Marquei dois golos, foi muito bom.

Estavas a jogar como médio centro, não é?

Sim, é esse o meu lugar.

Já te vi jogar ao vivo e de facto tens muita qualidade. Tenho ideia de que no torneio que o Sporting disputou na África do Sul tinhas jogado como lateral, isso é verdade?

Sim, joguei nessa posição por vezes.

 
Chegas ao Sporting com 16 anos e ainda muito para crescer. Estás satisfeito com a experiência até ao momento? Como te correu esse torneio?

Sim, tenho jogado e como titular, entrei na segunda parte os restantes.

Agora já és mesmo jogador do clube, foste inscrito no Campeonato e estás a jogar. Estiveste à experiência, certo? Quando assinaste, agora em Janeiro?

Sim, estive à experiência e fiquei no clube a partir de Janeiro.


Foste o último a chegar. Acreditas que podes continuar a jogar com regularidade?

Sim, espero mesmo continuar a jogar.
 
Em quantos jogos já alinhaste desde que chegaste ao Sporting?
 
Já fiz quatro jogos federados (Nacional de Juvenis), dois jogos de treino e estive na África do Sul nesse torneio mas ainda não tive a oportunidade de fazer um golo.

Nos últimos jogos tens mesmo jogado enquanto titular, contra o Operário e Imortal, já levas dois jogos seguidos de início. Que impressões guardas desses jogos? Tiveste oportunidades para te estreares a marcar?

Sinceramente estou insatisfeito por esta última exibição, tive uma grande falha. Sofri um penalty mas antes dei ao Imortal a marcar.


Em que clube começaste a jogar, e com que idade?

Comecei a jogar no primeiro ano de Escola, nos Leões de Porto Salvo em futsal.
 
Desse clube saíste para onde depois?
Saí directo para o Abóboda.
Nessa altura tinhas só mesmo o Abóboda interessado nos teus serviços? Quantas épocas, conquistas, jogos e golos fizeste no clube ao todo?

Sim, só o Abóboda mostrou interesse. Fiquei lá quatro anos e ganhei uma Série
, jogos não tenho ideia mas marquei mais de 40 ao todo.

Para quem ainda não te conhece, qual é o teu nome completo e qual é a tua nacionalidade?

Marco Aurélio David Barros, sou português e a minha mãe e o meu pai também são portugueses nascidos em Portugal.

Não tens ascendências em África? Voltando ao Abóboda, a tua passagem nesse clube não chamou a atenção de outros interessados em recrutar-te?

Sinto muito carinho por Cabo Verde, onde tenho família, considero-me um puro cabo-verdiano. Enquanto jogava no Abóboda tive também uma oferta do Estoril.

Bom, então Cabo Verde ainda te pode ‘roubar’ à Selecção Nacional no futuro, nunca se sabe…Para além de médio centro e lateral direito, que outros lugares podes preencher em campo?

Posso jogar a extremo também, e como falso ponta
-de-lança.

Ainda não jogaste em nenhuma Selecção Nacional. Já representaste alguma Selecção Distrital? Já falaste com algum responsável por Selecções Nacionais, de Portugal ou Cabo Verde?

Não, ainda não, e nunca ninguém falou comigo sobre isso.
Para além do Sporting, tiveste mais algum clube interessado em ti?

De clubes interessados só soube mesmo do Sporting.

Como te surgiu o convite do Sporting?

Foi no jogo contra o Estoril, depois disso o clube mostrou interesse.

Foi a primeira observação que fizeram? Foi o suficiente para que tenhas logo sido convidado a trabalhar no clube?
Sim, e aceitei o convite do Sporting.
Para além de Marcos Aurélio, Marcos Barros ou Marcos Aurélio Barros, costumas utilizar alguma alcunha em campo?

Sim, chamam-me de Cabudjura, outros de Marcus Brabus.

Quando vieste para o Sporting, assinaste algum contrato, de formação ou profissional?

Não, ainda não.

Fica assim apresentada aquela que para alguns adeptos do Sporting, principalmente aqueles que mais se ligam à formação, se tratava da grande incógnita da equipa e um dos jovens que chegou às instalações do clube no último mercado de Inverno para convencer quanto à sua qualidade, juntando-se a uma geração que disputa o título nacional de Juvenis, um feito que poderá vir também a ter o seu cunho pessoal. Certamente os adeptos ficariam a conhecer a sua qualidade em definitivo.
 

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário