domingo, 5 de maio de 2013





DOMINGUEZ VÍTIMA DA MÁ GESTÃO E DA REESTRUTURAÇÃO

Invulgar início de época do Sporting B poderá estar a prejudicar a avaliação a José Dominguez

Não trabalhando no Sporting nem sabendo o que lá vai dentro, parece-me que não faz sentido nenhum avaliar o trabalho do José Dominguez ao serviço do Sporting B. Porquê? Bastará perceber a equipa que tem e perceber que até nem está a fazer um mau percurso, parece-me que não existe a preocupação que o que se passou antes, isso sim, é que foi estranho.
 
Convenhamos que a equipa que iniciou a época no Sporting B era claramente equipa para ser campeã da Segunda Liga. Melhor até do que o Belenenses, que se sagrou campeão com toda a facilidade. Tinha na sua defesa Tiago Ilori junto a Pedro Mendes, assim como Eric Dier como 'pau para todo o serviço', jogando a lateral quando não jogava na sua posição natural de central.

Constantes mexidas na estrutura prejudicaram o trabalho de Dominguez
 
Nas alas ofensivas, existiam Bruma, que agora será 'só' o melhor jogador da equipa principal do Sporting, e Ricardo Esgaio, que depressa se destacou como melhor marcador da equipa. Com as desgraças que foram acontecendo na equipa principal, Ilori, Eric e Bruma passaram em exclusivo para a primeira equipa, ficando Esgaio a alternar entre uma e outra equipa.
 
Pelo meio, face à escassez de opções, a primeira equipa foi utilizando outros habituais titulares do Sporting B, como Arias, o próprio Pedro Mendes, Fabrice Fokobo, Zezinho, Betinho, Diego Rubio e chamou Gael Etock a várias convocatórias, sendo que também André Martins chegou a representar a segunda equipa, assim como Valentin Viola.

Necessidades da primeira equipa falaram mais alto, penalizando o percurso do Sporting B

Contas feitas, é normal que Oceano tenha conseguido um percurso melhor do que o de Dominguez na equipa do Sporting B. Nem sequer há comparação possível, o primeiro contou com a equipa totalmente completa, ao passo que o segundo foi perdendo, com o decorrer da época, opções de muita qualidade que evidentemente fizeram a equipa ressentir-se.

Nos dias de hoje, e depois do pesadelo pelo qual o plantel principal verde-e-branco passou na era Godinho Lopes, a equipa do Sporting B é composta por apenas 14 futebolistas seniores (e alguns deles de duvidosa qualidade), recorrendo a futebolistas do escalão de Juniores para formar uma convocatória de 18 atletas, sendo que em todas as jornadas pelo menos um destes jovens jogadores é utilizado em virtude de não existirem mais opções.

Depois de ser penalizado pelas dificuldades da primeira equipa do Sporting, José Dominguez deverá ser vítima da reestruturação do Sporting

Resumindo, Dominguez perdeu Ilori, Bruma e Eric, perdeu André Martins e Viola de vez, passou a contar com Esgaio a conta-gotas e frequentemente perde jogadores como Fabrice, Zezinho, Betinho, Rubio e Etock, dependendo das necessidades da primeira equipa.

Pergunto eu: seria Oceano capaz de fazer omeletes sem ovos? Como é óbvio, Dominguez não é. Nenhum treinador é. Ao que tudo indica, Bruno de Carvalho não se terá apercebido disso, uma vez que terá decidido a sua dispensa no final da época, quando parece evidente que o treinador será o menos culpado por tudo o que tem sucedido a esta jovem equipa. Está escolhido o novo bode expiatório?
 


Texto
: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário