quarta-feira, 29 de maio de 2013






 

VALORIZAÇÃO PODE PROPICIAR MUDANÇA



Benfica possui um núcleo duro de atletas que deveriam ser intransferíveis

Depois de uma temporada excelente até aos seus encontros decisivos, nos quais o Benfica ‘morreu na praia’ e perdeu todos os objectivos pelos quais lutou, parecendo tempo para assegurar o melhor plantel possível ao mesmo tempo que se deve procurar potenciar os valores inflacionados por uma época que na sua generalidade foi bem positiva, apesar dos resultados finais.

Mesmo com o mercado a poder ditar a sua lei, a lógica e a visão desportiva aconselha a que se mantenha um núcleo duro de jogadores que deverão ser considerados intransferíveis, aos quais se deverão juntar todos aqueles que serão analisados pelo mercado, certamente nem todos serão transferidos.



Ainda assim, boa parte poderá vir a realizar um encaixe financeiro considerável sem que a equipa perca qualidade e acima de tudo ambição colectiva, ao passo que outros se anexarão a 21 unidades que estariam certas no ‘meu plantel’.



Passemos então às contas: para a baliza o mercado poderia provocar a transferência de Artur Moraes, guarda-redes já ‘trintão’ e que para render lucro, terá de sair em pouco tempo, o que parece fazer sentido tendo em conta que para o seu lugar os encarnados possuem uma alternativa experiente, Paulo Lopes, e um dos maiores valores para a posição no seio da Liga Zon Sagres, o esloveno Jan Oblak, pelo que a sua partida não seria catrastófica.
 
Assim sendo, Oblak e Paulo Lopes estariam garantidos no plantel, o mesmo sucedendo com dois dos líderes da equipa dentro de campo e dentro do balneário, o lateral direito Maxi Pereira e o defesa central Luisão, sendo que a equipa encarnada poderá também vir a aproveitar o crescimento a nível de mercado que deverá rodear André Almeida, uma das grandes surpresas da época, ao passo que a Luisão se juntaria Ezequiel Garay, para mim outra pedra a não retirar, valha o que valha no mercado.

Na defesa apenas mexidas pontuais; meio-campo poderia fortalecer-se com o regresso de dois jogadores após empréstimo

O eixo defensivo seria um dos pontos mais depressa definidos, apresentando Luisão, Garay, o reforço Stefan Mitrovic e ainda um quarto elemento que poderá ser Jardel, dependendo se a Direcção encarnada queira ou não aproveitar o inflacionamento do seu valor pelos vários jogos de qualidade que realizou, ou até o melhor central que venha a evidenciar-se ao serviço do Benfica B.

Quanto à lateral esquerda, esta aguarda um reforço que se junte a Lorenzo Melgarejo, uma adaptação que com ou sem Jesus parece ter bases para evoluir. No que concerne à dupla de meio-campo, a temporada que recentemente findou comprova que a aposta terá de recair novamente sobre Nemanja Matic/Enzo Perez.

Quanto aos seus concorrentes, se Matic não contará com Roderick, que será emprestado, poderia no seu lugar ter o internacional português Rúben Amorim, que regressa de cedência, ao passo que poderá ser Enzo quem mais tem de ‘correr’.

Olhando para a variedade, o 4x4x2 versão Jesus poderá encontrar-se em perigo, parecendo os activos encarnados mais habiltados para um 4x2x3x1 que tão bons resultados deu à equipa no passado e que colocaria Matic como referência a defender.

Mantendo a táctica inalterável, o sérvio conta com a companhia de Enzo ou uma dupla de interiores composta pelo mesmo e provavelmente pelo reforço Filip Djuricic, competindo com o argentino e o sérvio o português David Simão, que regressará de um empréstimo ao Marítimo.


Ataque será o sector mais indefinido, até porque poderia apresentar algumas saídas surpreendentes
 
Para estas contas ainda poderia contar Nico Gaitán, para mim um indiscutível na equipa que nas últimas épocas tem jogado como extremo. Em contraponto, Carlos Martins e Pablo Aimar encontram-se de saída e André Gomes será um jogador a ter em atenção, pois necessita de espaço para evoluir ao mais alto nível e não sairia a perder caso fosse emprestado a um clube que alinhe nas competições europeias – que tal Estoril?

Poderiam estar nas alas ofensivas o maior perigo ofensivo do Benfica, que no meu entender deveria segurar o argentino Eduardo Salvio, que teria o paraguaio Jorge Rojas como concorrente, e ainda o uruguaio Jonathan Urreta, que vem deixando a ideia de que poderá finalmente explodir, discutindo um posto na ala esquerda com o reforço Miralem Sulejmani.

Para isto suceder, o mercado poderia ter novamente uma palavra a dizer, neste caso com as propostas que poderiam surgir para o holandês Ola John, que apesar da qualidade demonstrada parece destoar em termos tácticos da forma de jogar da equipa e assim poderia partir caso chegasse uma proposta condizente com os interesses das águias. Tendo em conta que há um ano custou 9 milhões de euros…

Ola John poderá ter no Europeu sub-21 uma excelente ‘montra’, tal como Rodrigo Moreno, outras das indefinições num sector atacante que parece longe de estar fechado, uma vez que possui um muito valorizado Rodrigo Lima, um caso de disciplina à volta de Oscar Cardozo, que ao não ser já um jovem poderá também garantir um bom valor ao clube e ainda um pouco utilizado Alan Kardec que certamente deixará o clube.

Para contrapor ligeiramente estas dúvidas deverá ter lugar o retorno de Hugo Vieira, que realizou uma muito interessante parte final de época ao serviço do Gil Vicente, e a pré-época poderá contar com ‘outsiders’ como Djaniny, que apesar de ter desapontado no empréstimo ao Olhanense possui características físicas que deverão ser bem trabalhadas.

Desta forma, este seria PARA MIM o plantel provisório do Benfica, sem contar com eventuais reforços e a permanência de vários componentes do actual grupo:

Guarda-redes:
Paulo Lopes e Jan Oblak

Laterais Direitos: Maxi Pereira e Rúben Amorim (também opção como médio centro)

Defesas Centrais: Luisão, Ezequiel Garay, Stefan Mitrovic e ?

Laterais Esquerdos: Lorenzo Melgarejo e ?

Médios Defensivos: Nemanja Matic e Rúben Amorim (também opção como lateral direito)

Médios de Transição: Enzo Perez e David Simão

Médios Ofensivos: Filip Djuricic e Nico Gaitán

Extremo Direito: Eduardo Salvio e Jorge Rojas

Extremos Esquerdos: Miralem Sulejmani e Jonathan Urreta

Pontas-de-lança: ?, Hugo Vieira e ?


Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário