quinta-feira, 30 de maio de 2013







WILSON COM GENES DE CAPITÃO

Bruno Wilson destaca-se nos Juvenis do Sporting pela personalidade e liderança

Apesar de colectivamente os Juvenis do Sporting não estarem a conseguir obter resultados, o seguimento do Nacional de Juvenis continua a apontar no eixo da defesa sportinguista um jogador que apesar de necessitar de continuar a evoluir em aspectos como o passe, várias vezes mal medido e na maior parte das ocasiões devido a erros de discernimento e julgamento, por outro lado possui características de defesa central de alto calibre.


Como bem manda o ADN, Bruno Wilson possui vários atributos que remetem para o seu avô, Mário Wilson, começando a conhecer-se como uma segunda versão do sobrenome da família no futebol pela imagem que o seu nome começa a transmitir no futebol de formação nacional.

Bruno Ricardo Valdez Wilson parece ter nascido para uma longa e risonha carreira que aos 16 anos se encontra a um nível muito elevado especialmente desde que com idade sub-14 já consistia num dos grandes nomes dos Iniciados A do Sporting, tendo ganho o seu espaço com naturalidade e facilmente chegado ao estatuto de internacional por Portugal, assim como ao estatuto de um dos nomes mais promissores para a sua posição, de defesa.


Jovem possui condições para se tornar uma referência no próprio clube

O central trata-se de um dos valores indiscutíveis dentro da formação verde-e-branca e acima de tudo uma das grandes figuras do seu escalão etário, juntamente com jogadores como Pedro Ferreira, futebolista ainda Iniciado que parece apresentar todas as condições para se tornar um trinco de referência.


Com um forte apoio familiar que se verifica pela presença dos seus familiares na bancada a cada semana, Bruno Wilson consiste num jogador merecedor do apreço da crítica, ainda que seja ainda precoce prever a que nível possa vir a chegar, o que não invalida que se possa considerar um jogador amplamente promissor.

Para chegar ao mais alto nível, o central deverá assumir uma imagem de maior contenção

Para se tornar no grande defesa central que poderá vir a ser, o jovem terá desta forma de melhorar não só no aspecto do passe como numa outra situação vivida anteriormente com outros defensores num passado recente, como por exemplo Tiago Ilori, relacionada com a temporização da colocação da bola e a própria concentração, virtudes obrigatórias no bom funcionamento das tarefas de um defensor de qualidade.

Tratando-se de um central de apreciável capacidade técnica, rara neste tipo de jogador, Wilson deve ainda aprender a adoptar uma postura mais comedida ao invés de procurar de forma constante a subida no terreno.

Para contrapor esses aspectos a melhorar, o defensor apresenta a vantagem de ser ainda muito jovem, pelo que possui uma larga margem de progressão para ultrapassar esses pontos negativos que ainda se lhe apontam, pelo que os erros que por vezes comete, os exageros na 'suplesse' que pretende dar ao seu futebol ao procurar sair a jogar, o que por vezes o leva a errar passes que se podem tornar foco de potencial perigo.


Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R. 
Nova Academia de Talentos


Sem comentários:

Enviar um comentário