domingo, 5 de maio de 2013





JOVENS ÁGUIAS GOLEARAM SEM DEMÉRITOS

Juvenis do Benfica deixaram imagem de muita qualidade em Alcochete

Foi apenas necessário disputar a primeira jornada para que sucedesse a primeira surpresa da Fase Final do Nacional de Juvenis, que passou claramente pela goleada conseguida pelo Benfica no terreno do seu vizinho e grande rival Sporting, um resultado que espelha a qualidade da equipa encarnada e que reforça a sua candidatura ao título nacional do escalão.

No entanto, o feito conseguido pela equipa encarnada tem vindo a ser algo diminuído, remetendo-se por parte de uma falange de adeptos que assistiram ao encontro este resultado a uma má tarde por parte da equipa do Sporting e acima de tudo a muito demérito da sua parte.

Pois bem, essa análise parece-me redutora, assim como a comparação entre as duas equipas na qual se atribui à equipa verde-e-branca um maior número de atletas convocáveis para as Selecções Nacionais, o que acaba por não corresponder à realidade.

Sem desprimor pela equipa do Sporting, que é composta por vários internacionais jovens de grande talento e por isso certamente verá uma goleada caseira frente ao seu grande rival como um mau resultado, toda a época comprova que a corrente geração benfiquista transporta mais talento, mais potencial e acima de tudo, mais do que ‘seleccionáveis’, possui ‘seleccionados’ para as equipas nacionais jovens nas suas fileiras.

Vários dos jogadores utilizados pelo Benfica detém ainda idade sub-16

Bastará olhar-se para os jogadores utilizados pela equipa do Benfica na Academia Sporting para se perceber que mais do que a fama que os seus nomes detêm, a evolução de cada jogador tem sido superior aos dos seus oponentes leoninos e o somatório de internacionais por Portugal é superior para os benfiquistas. Analisemos vários casos:

Na defesa, o guarda-redes do Sporting João Leite possui passado como internacional, o que ainda não sucede com o benfiquista André Ferreira; contra Bruno Wilson e Hugo Meira, a dupla de centrais do Sporting, a equipa encarnada responde com os outros dois habituais convocados para essa posição na Selecção Nacional sub-17, sendo que o primeiro jogador é o único entre os quatro que possui ainda idade sub-16.

Nas laterais, no que toca à lateral direita o sportinguista João Marques não possui historial como internacional, ao passo que Isaac Fernandes se trata de um antigo internacional sub-16, enquanto na esquerda o Sporting utilizou Bruno Gonçalves, ao passo que a águia utilizou Yuri Ribeiro, titular da Selecção Nacional sub-16.
 
No meio-campo, enquanto o leão Mamadu Baldé aguarda a sua estreia nas Selecções Nacionais jovens, Gilson Costa evoluiu nas equipas nacionais enquanto sub-15; nas posições mais adiantadas, por parte do Sporting Matheus Pereira não possui qualquer internacionalização pelo Brasil (nem seria expectável que tal sucedesse), e Rafael Barbosa alinha habitualmente pela Selecção sub-17.

Contagem jogador a jogador permite verificar que o Benfica possui mais internacionais jovens

Por seu turno, as águias respondem com mais dois internacionais sub-17, Guga e Renato Sanches, que ainda possuem idade sub-16. Passemos ao ataque: o Sporting apresentou Lisandro Semedo, José Postiga e Fábio Martins como trio – dois internacionais sub-17 e um futebolista que até à data nunca representou a Selecção Nacional, ao passo que o Benfica utilizou Romário Baldé, Diogo David e Gonçalo Guedes – três internacionais pela equipa nacional sub-17.

Quanto aos suplentes utilizados, no Sporting ainda integraram a partida Lucas Jamanca, Bernardo Carlos e Marcos Barros. Destes três, apenas o segundo já representou Portugal, enquanto pelo lado do Benfica actuaram João Monteiro, Hildeberto Pereira e Iuri Gomes, verificando-se que o último jogador já representou as selecções jovens de Angola. Em igualdade neste caso, portanto.

No total, o Sporting apresentou nove atletas internacionais jovens por Portugal; por seu turno, o Benfica utilizou um total de dez jogadores internacionais por Portugal e ainda mais um internacional angolano, uma vantagem à qual ainda acrescem os próprios resultados, nos quais se verifica que os encarnados concluíram a Segunda Fase à frente dos leões.

Os verde-e-brancos chegaram mesmo a ter o apuramento para esta Fase Final em risco ao terem sido derrotados por adversários de muito menor dimensão como o Operário e o Vitória de Setúbal, o que atesta a uma liderança pouco feliz por parte do seu treinador, o que não se deverá sobrepor à qualidade que a equipa encarnada tem vindo a mostrar e que se espera que possa continuar nas próximas jornadas.



Texto
: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário