sábado, 25 de maio de 2013




REESTRUTURAÇÃO NÃO SIGNIFICA ENFRAQUECIMENTO

Prevê-se o regresso de alguns jogadores que estiveram sob empréstimo ao Sporting

No seguimento da pior época do seu historial que levou mesmo a que falhasse o acesso às competições internacionais, o Sporting sofrerá o ‘rombo’ na construção do seu plantel, vendo-se obrigado a apostar na sua frutuosa formação e ainda nos vários activos que possui no seu plantel e ainda fora de portas, cedidos a outros clubes.

Será sobre essa vertente, os emprestados, que deverá residir a principal preocupação, uma vez que parece garantido que será mesmo a partir desse grupo de atletas que os leões reforçarão a sua equipa… e a avaliar pelas notícias que têm surgido essa escolha não parece estar a ser suficientemente criteriosa.

Por entre esses jogadores, Wilson Eduardo será mesmo uma hipótese para a equipa titular

Dependerá da vontade do novo treinador leonino, Leonardo Jardim, e das suas opções, mas atendendo ao que tem sido noticiado, o retorno de Wilson Eduardo, André Santos e Diogo Salomão, apenas um destes nomes parece preparado para actuar num clube com a dimensão dos leões – o primeiro. De resto, as restantes opções não deverão servir os interesses do clube.

Capaz de evoluir em qualquer das bandas ofensivas e ainda como ponta-de-lança, o luso-angolano Wilson Eduardo caberá claramente no grupo de trabalho verde-e-branco, contando-se como mais uma opção para as alas ofensivas e ainda como uma hipótese para a titularidade no eixo do ataque, concorrendo com Valentin Viola e possivelmente um dos jovens atacantes que têm vindo a progredir no Sporting B, caso não exista qualquer contratação para este lugar.

Em sentido oposto, a dupla que tem evoluído por empréstimo no Deportivo La Coruña parece destinada a mais um ano de empréstimo, quem sabe num clube que lhes ofereça condições para que joguem com regularidade na Liga Zon Sagres. A partir daí, não vejo que benefícios poderá trazer Salomão às alas atacantes dos leões, que possuem pelo menos quatro jogadores de potencial e valor bastante superiores, casos de Bruma, Diego Capel, André Carrillo e Ricardo Esgaio.

Restantes emprestados pelo clube nada trariam de novo ao plantel verde-e-branco

A isso acresce o facto de nem sequer ser habitual titular na Galiza. O mesmo sucede com André Santos, cuja integração no plantel principal me parece também incompreensível, pelas mesmas razões que aponto para o extremo.

Em primeiro lugar, normalmente o médio alinha como suplente utilizado no Depor; segundo, de que qualidades o centrocampista é possuidor de forma a que as mesmas não existam entre os vários médios que fazem parte do plantel sportinguista, como André Martins, Fabian Rinaudo e mesmo Adrien Silva?

Contas feitas, e tendo por análise a capacidade dos 17 jogadores pertencentes ao Sporting e esta temporada colocados por empréstimo, apenas um reúne condições para regressar: Wilson Eduardo, sendo que em relação aos restantes alguns poderão mesmo ser dispensados, terminar o seu contrato e outros necessitarão de pelo menos mais um ano de crescimento. Se Jardim compreender esta situação e operar uma reestruturação calculada ao invés de recuperar por recuperar, melhor isso será para o leão.
 
Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R. (João Carlos Diogo)
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário