quarta-feira, 15 de maio de 2013





MOEDAS COM VALOR NO CÂMBIO NACIONAL

Futebol nacional começa a ter em Moedas um nome a reter para o futuro

Por Matosinhos destaca-se um jogador bastante simples, de origens humildes e por esse motivo também muito modesto e acima de tudo muito comprometido com o Leixões, o clube que representa com uma visível imagem de profissionalismo embora mantenha as suas ambições, desejando como qualquer jogador um clube com ambições superiores; isso denota-se no seu jogo, claramente talhado para escalões superiores.
 
Com participações muito importantes ao serviço de uma das melhores equipas da Segunda Liga, o jovem Hugo Guedes, conhecido no meio futebolístico como Moedas, aceitou dar-se a conhecer ao Nova Academia de Talentos, ao qual comentou ainda vários assuntos, sem no entanto confirmar o interesse do Benfica nos seus préstimos, falando-se que o mesmo clube terá mesmo chegado à fala com o seu empresário e os seus pais.

A temporada que está a terminar parece justificar a atenção há alguns meses deixada pelo Benfica, que manterá um acompanhamento sobre as qualidades do atleta que cumpriu até ao momento 35 encontros e ainda não logrou estrear-se a marcar pelo clube no qual actua desde bem pequeno e que não facilita qualquer abordagem pela sua contratação, mantendo-se o Leixões como a única preocupação, o conjunto no qual espera terminar a época ao seu melhor.

Faltando ainda disputar um jogo na Segunda Liga, Moedas esperará continuar a provar quais as razões pelas quais o Benfica, que desde a época passada terá procurado torná-lo reforço para a sua equipa B juntamente com o seu antigo companheiro Ângelo Meneses, e outros conjuntos, desejam obter a sua contratação.


Como está a correr a época no Leixões? Vejo que tens feito muitos jogos.

Tem corrido bem sim, tenho feito muitos jogos e a época foi positiva.

Em que clube começaste a jogar e com que idade?


No Leixões, com 7 anos.

O Leixões foi o único clube que representaste até agora?

Sim, só.

Chegaste a conquistar títulos nesta tua passagem pelo Leixões?

Fui campeão nas Escolinhas... fui com os Juvenis à Fase Final também.

Chegou-se a falar na época passada sobre o interesse do Benfica em ti, nessa altura chegou-se a dizer que eles te tinham observado e tinham mesmo chegado a falar contigo. Como é que ficou essa situação?

Essas coisas não podem ser faladas. Peço desculpa mas só diz respeito a mim, e também por respeito ao meu empresário.

Continuando no Leixões, estreaste-te na primeira equipa no ano passado, não foi?

Não, fui convocado no último jogo mas não cheguei a entrar, este ano é que foi a minha estreia.

Embora tenhas jogado sempre no Leixões, sempre foste um jogador conhecido na formação. Chegaste a conhecer interesse de outros clubes durante a tua formação?

Sim, isso é verdade, sempre reconheceram o meu trabalho...obviamente que sei de interesse, claro.

No geral, estás satisfeito com a tua época?

Sim, muito, tenho muitos minutos feitos, para meu primeiro ano foi uma época espetacular.


Ao nível da selecção, apenas fizeste a tua estreia este ano?

 
Sim, também foi muito bom.

No passado nunca tinhas estado em selecções distritais, estágios de selecções nacionais ou algo do género?

Estive nos Iniciados na Selecção do Porto, de resto estive a ser observado muitas vezes mas nunca ia.
 
Quantos jogos fizeste já pela Selecção Nacional sub-20?

Já joguei quatro jogos.

Golos apontaste um, não foi?

Sim, contra o Usbequistão.

O Mundial sub-20 disputa-se já no final da época. Achas que tens hipóteses de fazer parte dos convocados?


Sim, estou no lote de 35, porque não ir lá?
 
Achas que a época que fizeste será suficiente para convencer o seleccionador a levar-te?

Sim acho, agora o técnico é que sabe, estou confiante, sexta-feira sai a lista para Toulon, depois vamos ver.

É dos meus torneios preferidos, o Torneio de Toulon. Falando mais do teu jogo, jogas como médio. Que posições podes fazer em campo?

Faço o meio-campo todo.

Jogas pelas alas também?

Não, pelas alas não, jogo quando jogo a 10, aí é que caio por lá.

Portanto, podes jogar como médio centro e médio ofensivo? Como trinco já não, por exemplo?

Como médio centro é onde jogo mais.

Até quando dura o teu contrato com o Leixões?

2015.

Por fim, de onde vem essa alcunha de Moedas?

Por nada em especial, desde pequeno que tenho este apelido.
 
Pode estar o Mundial sub-20 no horizonte deste jovem. Aos 19 anos, Moedas tem vindo a impor-se no futebol profissional, merecendo o interesse de clubes de maior dimensão e as constantes observações de que tem sido constantemente alvo, parecendo apenas dependente de poucos meses a sua passagem para patamares de maior exigência.

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário