terça-feira, 7 de maio de 2013

 




POSSÍVEL BRILHAR A LOW COST

Apesar da boa época, Benfica poderá acrescentar ainda mais qualidade a baixo custo

Ainda que se encontre a muito poucos dias daquela que será provavelmente uma das mais loucas e decisivas semanas da sua História pelo facto de o envolver em duas verdadeiras finais em quatro dias, o Benfica tem tomado a meritória opção de preparar o seu futuro e o reforço do seu plantel para a próxima época, que será ainda mais aliciante pelo facto de, recorde-se, o Estádio da Luz ser o palco da final da próxima edição da Liga dos Campeões.

Neste momento, pensar em colocar os encarnados na Champions será uma utopia. Ainda assim, não parece de todo despropositado trabalhar para que a equipa seja ainda melhor e se torne mesmo uma das ‘outsiders’ que em todos os anos impressionam e chegam mesmo longe na prova, podendo facilmente perspectivar-se uma presença em quartos-de-final.

Contudo, vivem-se tempos economicamente complicados, um problema que o futebol e neste caso a boa prospecção podem trazer resultados imediatos e, mais importante do que isso, a muito baixo custo, podendo constatar-se que os encarnados surgem há muito mercado e terão o seu próximo plantel praticamente fechado.

Começando pela baliza, e sabendo-se que Artur se encontra de ‘pedra e cal’, parece óbvio que o seu concorrente se encontra já nos quadros do clube. Apesar da sua qualidade, Paulo Lopes encontra-se no ocaso da sua carreira e avançará para o seu último ano de contrato, pelo que deverá mais do que nunca contar como um ‘unificador de balneário’ e tornar-se numa muito importante terceira opção, abaixo do muito talentoso Jan Oblak, que regressará fortalecido por uma época no Rio Ave.

Quanto ao sector defensivo, a ala direita parece bem servida, com o acréscimo de dois nomes que poderão a curto ou médio prazo também contar para este lugar, como Ruben Amorim, que poderia regressar de empréstimo para se tornar uma boa reserva para o posto, permitindo que amiúde André Almeida pudesse também jogar na sua posição natural, o meio-campo, ou ainda João Cancelo, a quem parece aconselhável mais uma época ao serviço do Benfica B apesar do largo potencial.

Um dos benefícios financeiros deverá surgir pela venda do passe de Ezequiel Garay

Quanto à asa esquerda, tudo parece depender da vontade de Jorge Jesus, que parece satisfeito com o rendimento que tem obtido a partir do adaptado Lorenzo Melgarejo e ainda do ‘pau para todo o serviço’ que se descobriu em André Almeida. Assim, a entrada de mais um jogador depende também da permanência de Luisinho, que não parece entrar nos planos de Jesus.

Na defesa, muitos nomes e poucas certezas. Apesar de o Benfica pretender permanecer o mais competitivo possível, as confirmadas entradas de Stefan Markovic, que terá custado pouco mais de um milhão de euros, e Steven Vitória, que chega sem custos, deverão corresponder à saída de Ezequiel Garay.

O argentino possui muito mercado, devendo partir e juntar-se às anunciadas saídas de Miguel Vítor, que conclui a sua ligação às águias, e Roderick Miranda, a quem parece aconselhável oferecer um ano de rodagem na Liga Zon Sagres.

Contas feitas, o quarteto de centrais encarnado deverá ser formado por Luisão, Jardel, Mitrovic e Vitória, devendo continuar a ser protegidos pelo muito assediado Nemanja Matic, cuja preponderância levará a que volte a não ter um concorrente ‘óbvio’, mas sim uma alternativa dentro do clube, como o acima mencionado André Almeida. Quanto ao posto de criador pelo centro do terreno, Enzo Perez poderá esperar uma concorrência de peso.

Para esse lugar as águias deverão ainda manter André Gomes, juntando-lhe ainda o sérvio Filip Djuricic, craque cuja verba de transferência não é ainda conhecida. Em suma: deverá ser certamente o posto mais concorrido de todo o plantel, mesmo com as saídas quase anunciadas dos mais experientes Carlos Martins e Pablo Aimar. Tendo em conta que a época será longa e a equipa poderá tentar outras ‘nuances’ tácticas, seria aconselhável promover o regresso de David Simão, que se encontra por ora cedido ao Marítimo.

Para melhorar o seu plantel, as águias apenas terão de colmatar as suas saídas com a entrada de jovens

Passando para as alas, a quantidade e qualidade parecem indicar que este mercado será muito proveitoso para o Benfica a nível de vendas, devendo a Garay juntar-se também a transferência de Nico Gaitán, ao passo que Urreta poderá novamente ser cedido ou mesmo deixar o clube em definitivo, abrindo assim espaço à entradas.

Integrarão os quadros do clube o sérvio Miralem Sulejmani, que chega a custo zero, para discutir a titularidade com Eduardo Salvio e de Jorge Rojas, que reforça ao clube por uma verba pouco avultada, para disputar o lado esquerdo com Ola John.

No que concerne ao ataque, pouco parece haver para alterar. Tanto Oscar Cardozo como Lima e Rodrigo Moreno serão três fortes apostas do clube, pelo que faltará apenas encontrar um jogador que possa servir como ‘backup’ a este trio, uma vez que Alan Kardec parece também de saída.

Entre os futebolistas emprestados esta época, dois nomes parecem surgir como opções, como Hugo Vieira, que cumpriu um excelente final de época no Gil Vicente, ou até Djaniny, que apesar de ter sido utilizado a espaços no Olhanense possui condições físicas diferenciadas em relação aos elementos que compõem o ataque benfiquista, pelo que poderia constituir uma segunda escolha utilitária.

Contas feitas, o Benfica parece pronto para conseguir a proeza de melhorar o seu plantel não só gastando pouco (não chegará a investir 10 milhões de euros) e ainda sair a lucrar, uma vez que, devidamente potenciadas, as vendas de Garay e Gaitán deverão proporcionar um encaixe nunca inferior a 30 milhões de euros. Excelente gestão desportiva e financeira que transmite que se vai trabalhando bem na Luz…

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário